Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Mexeu com uma, mexeu com todas! 06/04/2017 | 09:19

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Denúncia contra ator José Mayer fortalece a luta das mulheres

Repercussão do caso pode incentivar vítimas a denuncuar

A grande visibilidade dada à denúncia de assédio sexual praticado pelo ator da Rede Globo José Mayer contra a figurinista Susllen Tonani fortalece nossa luta contra o machismo. O tema teve grande destaque esta semana e traz um importante avanço: como não é de costume, a versão da vítima venceu.

No relato, a figurinista conta com detalhes as muitas cantadas recebidas do ator durante oito meses, até o dia em que ele colocou a mão esquerda em sua genitália, sem seu consentimento e na presença de outras pessoas.

A reação à denúncia foi imediata: dezenas de funcionárias e atrizes da emissora saíram em defesa da vítima. Usando camisetas com a inscrição “Mexeu com uma, mexeu com todas!”, elas protestaram e mostraram que as mulheres já não suportam mais a violência do machismo.

Em carta, o ator assumiu o assédio, com a justificativa banal de que foi educado em uma geração que aprendeu que o machismo pode ser tratado como piada.

As mulheres são as grandes vítimas do assédio sexual no local de trabalho e, na maioria das vezes, sofrem caladas, por medo de denunciar. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que 52% das mulheres economicamente ativas já foram sexualmente assediadas no ambiente de trabalho.

Diante desta dura realidade, a repercussão das denúncias contra o ator certamente vai encorajar mais mulheres a denunciar.

“É disso que precisamos: mais solidariedade entre nós, mulheres, para tomarmos coragem e denunciarmos. Chega de baixar a cabeça diante das agressões”, afirma a diretora do Sindicato Aline Bernardo dos Santos.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®