Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Dia Internacional de Luta da Mulher 08/03/2017 | 14:06

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores protestam contra machismo e reforma da Previdência

Mobilização é um esquenta para o 15 de março, Dia Nacional de Paralisações

Atualizado às 17h

Cerca de sete mil metalúrgicos de nove fábricas de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava realizaram protestos para marcar o Dia Internacional de Luta da Mulher, nesta quarta-feira (8). Os protestos foram organizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, ligado à CSP-Conlutas.

Em todas as fábricas, os metalúrgicos e metalúrgicas atrasaram a produção entre uma hora e uma hora e meia para protestar contra a reforma da Previdência, que afetará ainda mais as mulheres, e a violência do machismo.

Houve mobilização na General Motors, Embraer (Eugênio de Melo), Gerdau, Heatcraft, Hitachi, Prolind e Sigma, em São José dos Campo, Chery, em Jacareí, e na Blue Tech, em Caçapava.

O principal foco dos protestos foram as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Estas lutas são parte da mobilização mundial de mulheres, chamada de 8M, que acontece hoje em países como Estados Unidos, Argentina, México.




As assembleias são um esquenta para o 15 de março, quando trabalhadores de todo país realizam o Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações contra as reformas trabalhista e da Previdência, convocado por todas as centrais sindicais.

Às 10h, as trabalhadoras realizaram uma panfletagem no centro de São José. Ainda como continuidade da luta deste 8 de março, haverá um ato na Praça Afonso Pena, às 17h.

“A reforma da Previdência vai afetar com mais força as mulheres, que terão de trabalhar ainda mais para se aposentar. Com essa proposta, o governo de Michel Temer desconsidera que somos submetidas à dupla jornada de trabalho e recebemos salários menores. Não vamos aceitar essa reforma”, afirma a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos, Aline Bernardo dos Santos.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®