Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Nem uma a menos 24/11/2016 | 16:30

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

25 de novembro é dia de luta contra a violência à mulher

Ato na Praça Afonso Pena vai marcar data

O 25 de novembro é marcado pelo Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, uma data para ir à luta contra a opressão e a violência do machismo, que diariamente fazem milhares de vítimas em todo mundo.

Em São José dos Campos, a data será incorporada ao Dia Nacional de Paralisações e Greves, com um ato na Praça Afonso Pena, às 10h. Todas as metalúrgicas estão convidadas a participar.

No Brasil, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada. São 130 estupros por dia, um número que ainda está longe da realidade, já que a maioria dos casos não é denunciada pelas vítimas por medo de represálias.

Outro número aterrorizante: a cada duas horas uma mulher é assassinada pelo simples fato de ser mulher, o chamado feminicídio. A maioria das vítimas é morta pelo parceiro. Este alto número faz do Brasil o quinto país do mundo nesse tipo de crime.

Toda mulher sente na pele a violência do machismo e tem motivos de sobra para lutar. É preciso cobrar dos governos mais investimentos para fazer cumprir a Lei Maria da Penha, Delegacia da Mulher funcionando 24 horas, mais Casas Abrigo, além de uma educação que combata o machismo.

Origem da data
O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher foi criado em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, na Colômbia. A data é uma homenagem às irmãs Mirabal (Patria, Minerva e Maria Tereza – que foram cruelmente perseguidas e assassinadas pelo ditador da República Dominicana, Rafael Trujilo.

O episódio causou uma comoção nacional que levou è queda do ditador. Mais tarde, em 1999, o fato histórico foi reconhecido pela ONU, quando em Assembleia Geral declarou que o dia 25 de novembro passaria a ser o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem às irmãs Mirabal.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®