Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Em defesa do emprego 23/11/2016 | 16:16

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Sindicato propõe jornada de 41h30 para Embraer

Proposta foi apresentada em negociação sobre layoff para 2 mil trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apresentou para a Embraer, nesta quarta-feira (23), uma nova proposta de redução da jornada sem redução de salário como alternativa ao layoff. A Embraer marcou uma nova reunião para terça-feira, dia 29, às 13h.

A proposta apresentada pelo Sindicato prevê que todos os trabalhadores da Embraer passem a cumprir 41h30 por semana. Atualmente a jornada é de 43 horas, a maior do setor aeronáutico na região.

Um levantamento realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) aponta que a redução de uma hora e meia na jornada representaria um aumento de apenas 3,6% na folha de pagamento da Embraer.

A reunião de hoje foi marcada pela própria Embraer para dar continuidade às negociações sobre seus planos em colocar 2 mil trabalhadores em layoff, ao longo de dois anos.

A justificativa para suspender os contratos trabalhistas seria a necessidade de realizar um “ajuste de demanda para reduzir a ociosidade” nas fábricas. Para o Sindicato, a redução da jornada atenderia às necessidades da empresa e dos trabalhadores.

Sem transparência
Na reunião, a Embraer não apresentou qualquer detalhe a mais sobre o layoff, como por exemplo, quantos trabalhadores seriam afastados por período, as áreas a serem atingidas e a listagem com o nome desses funcionários.

“A falta de transparência da Embraer nas negociações mostra que ela não está disposta a negociar. Quer apenas impor sua própria decisão. O Sindicato continua aberto a negociações, mas a empresa precisa trazer para a mesa todas as informações necessárias ao fechamento de um possível acordo. Sem isso, não há como avançar”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Para assinatura do acordo, o Sindicato exige a estabilidade no emprego para todos os trabalhadores da Embraer.

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®