Desoneração fiscal 18/10/2016 | 09:31

Temer mantém “Bolsa empresário” com R$ 224 bilhões no próximo ano

Valor representa quase o dobro do que será gasto com saúde e educação

Enquanto prepara o congelamento dos gastos sociais pelos próximos 20 anos, o presidente Michel Temer (PMDB) vai manter intacto o “Bolsa Empresário”, que deve custar aos cofres públicos R$ 224 bilhões em 2017.

O montante representa o mesmo do governo de Dilma Rousseff (PT) mais a correção da inflação. O valor equivale ao conjunto de programas de isenção de impostos e subsídios para empréstimos a empresas.

O “Bolsa Empresário” vai consumir quase o dobro do que será investido em 2017 com saúde (R$ 94,9 bilhões) e educação (R$ 33,7 bilhões), sem considerar os gastos com os salários dessas áreas.

Dentre os benefícios previstos para empresas estão a desoneração da folha de pagamento (R$ 17 bilhões), incentivos às montadoras e indústrias de autopeças (R$ 3,7 bilhões), incentivos às micro e pequenas empresas (R$ 82,9 bilhões) e empréstimos do Tesouro ao BNDES (R$ 23,8 bilhões).

A manutenção dos benefícios não é à toa. Entidades empresariais, como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria, representam importante base de apoio ao governo Temer e a seus projetos, como a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que pretende congelar os investimentos em saúde, educação e outras áreas sociais.

“Esta é mais uma prova de que o governo Temer só atende aos interesses dos empresários, enquanto joga os efeitos da crise na conta dos trabalhadores. Por isso, precisamos construir uma forte Greve Geral contra Temer e seu ajuste fiscal”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.