Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Artigo 11/08/2016 | 10:03

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Fora Feliciano!

Artigo publicado no Jornal O Vale desta quinta-feira (11)

Marina de Arantes Sassi, membro da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

As recentes denúncias de assédio sexual, agressão e estupro envolvendo o deputado Marco Feliciano (PSC) contra a jornalista Patrícia Lélis trazem de volta a discussão sobre a inaceitável violência machista e a cultura do estupro que persistem no Brasil.

Nos áudios divulgados pela vítima, ouve-se a voz, supostamente do deputado: "Saudade de olhar sua cara de choro gritando não". Do alto de seu cargo de parlamentar, ele ostenta a certeza da impunidade: "ninguém vai acreditar em você", disse à Patrícia na tentativa de fazê-la desistir da denúncia.

Infelizmente, em uma coisa Feliciano estava certo: muita gente não acreditou em Patrícia, assim como não acredita na maioria das mulheres que denunciam o estupro. Nestes casos, são comuns frases do tipo: “ela provocou” ou “ela estava usando roupa curta”. Essas ideias também fazem parte da cultura do estupro e precisam ser combatidas.

De forma sutil ou descarada, a defesa desta prática é cada vez mais evidente. Prova disso são os discursos de políticos como o próprio Feliciano e Jair Bolsonaro (PSC).

A punição desses velhos conhecidos por seus discursos machistas, racistas e homofóbicos precisa ser exemplar. Afinal, a impunidade dá sustentação para que outros homens se sintam livres para fazer o mesmo.

Se este tipo de comportamento fosse condenado, não teríamos visto as recentes agressões à nadadora Joanna Maranhão, logo após sua eliminação dos Jogos Olímpicos. Pelo Facebook, internautas enviaram mensagens à atleta desejando que ela fosse estuprada.

As mulheres já mostraram sua força nas grandes manifestações contra a cultura do estupro. Precisamos voltar às ruas para exigir a cassação de todos os parlamentares que defendem a cultura do estupro.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®