Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Truculência 27/06/2016 | 14:46

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Greve por PLR na Alestis é suspensa

Em ação antisindical, empresa assedia trabalhadores e chama polícia

A greve na Alestis foi suspensa na manhã desta segunda-feira (27), após uso de forte aparato da Policia Militar (PM) por parte da fábrica. A paralisação, que pode voltar a qualquer momento, é uma forma de pressionar a empresa a aumentar o valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e abrir negociações com o Sindicato. A greve começou na quarta-feira (22).

Ao chegarem hoje à fábrica para participar da assembleia com o Sindicato, os 50 trabalhadores do primeiro turno foram impedidos pela empresa de descerem do ônibus. A ação foi realizada com ajuda de cerca de 15 policiais divididos em seis viaturas. Membros da chefia estavam no portão da fábrica, filmando a chegada do ônibus que trazia os trabalhadores.

Durante o fim de semana, a direção da Alestis já havia assediado os trabalhadores por meio de telefonemas e mensagens, pressionando-os a retomar a produção nesta segunda-feira.

Além disso, na última quinta-feira (23), a empresa já havia chamado a polícia para reprimir a greve.

Negociação

A direção da Alestis não compareceu à mesa redonda marcada para esta segunda-feira, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Esta é a segunda reunião de negociação em que a empresa falta, sem dar qualquer justificativa. A Alestis também faltou a uma reunião com o Sindicato marcada para quinta-feira.

A empresa é de capital espanhol e produz peças aeronáuticas para a Airbus e Embraer.

“Mais uma vez, a Alestis usou de atitude antissindical e truculência para impedir o trabalhador de exercer seu direito de greve. Isso é um desrespeito às leis e à Constituição de nosso país, que garantem o direito de livre manifestação”, afirmou o diretor do Sindicato Márcio José Barbosa de Morais.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®