Em assembleia 16/06/2016 | 13:29

Trabalhadores da GM protestam contra demissões

Metalúrgicos cobram da montadora o cumprimento dos acordos que priorizam a contratação de ex-trabalhadores

Os trabalhadores da General Motors podem paralisar as atividades da fábrica de São José dos Campos, caso a empresa continue realizando demissões na unidade. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, na manhã desta quinta-feira (16).

Semanalmente, a empresa vem demitindo trabalhadores a “conta-gotas”. Desde maio, mais de 40 já foram demitidos. Por outro lado, a GM está contratando aposentados que nunca trabalharam na companhia. Isso desrespeita dois acordos assinados com o Sindicato, em 2012 e em 2015, que priorizam a contratação de ex-trabalhadores da própria montadora.

Os metalúrgicos também denunciam a extensão de até duas horas na jornada diária e a constante convocação para trabalhar aos sábados. Enquanto isso, muitos trabalhadores demitidos pela montadora no último período continuam desempregados.

“A empresa está agindo de má-fé. Queremos uma reunião para discutir o assunto e exigimos que a GM cumpra o acordo”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.

Em assembleia, os metalúrgicos também exigiram o fim das horas extras, das demissões e que a montadora garanta a estabilidade no emprego. O Sindicato também cobra da empresa o cumprimento do acordo assinado em 2013, que prevê o investimento de R$ 2,5 bilhões na planta de São José dos Campos.

A assembleia contou com a participação de cerca de 3 mil trabalhadores do primeiro turno.

Fora todos
Dando continuidade à campanha pelo “Fora todos”, os trabalhadores da GM também aprovaram na assembleia a luta para derrubar o governo Michel Temer. O presidente interino aplica o mesmo ajuste fiscal de Dilma Rousseff e, assim como a presidente afastada, não representa trabalhadores.