Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Perseguição 16/05/2016 | 14:29

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM suspende cipeiro e delegado sindical por dois dias

Empresa realizava medição de ruído de forma irregular

De forma arbitrária, a GM suspendeu por dois dias o cipeiro Serginho e o delegado sindical Antônio Lisboa. A medida, comunicada nesta segunda-feira (16), foi tomada após os companheiros questionarem o processo irregular de medição de ruído na fábrica.

Segundo os ativistas, a GM realizou medições na fábrica para determinar as áreas e o nível de ruído a que os trabalhadores ficam expostos no dia a dia. No entanto, os aparelhos medidores foram colocados apenas nos encarregados, que ficaram a maior parte do tempo dentro do escritório.

Com este artifício, os dados da medição ficariam muito diferentes da realidade enfrentada na fábrica. Quem sai prejudicado, como sempre, são os trabalhadores: além da exposição aos ruídos, ainda enfrentarão dificuldades para comprovar os riscos e conquistar a aposentadoria.

O ruído é um dos agentes nocivos que podem garantir o direito à aposentadoria especial mas, para isso, é necessário comprová-lo através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Medições irregulares como essa, portanto, distorcem os dados do PPP e dificultam o direito ao benefício.

Em sua justificativa, a GM alegou que, além de questionar a medição, a atitude dos companheiros parou a produção. Ou seja, além de deixar a segurança do trabalhador de lado, a empresa ainda persegue quem tenta defendê-los.

"Não adianta tentar nos intimidar. O recado que os metalúrgicos deixam é o seguinte: GM, ofereça melhores condições de trabalho e pare de perseguir ativistas!", afirmam o cipeiro Serginho e o delegado sindical Antônio Lisboa.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®