Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Protesto 28/03/2016 | 14:37

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos da Delbras paralisam produção contra acidente e por direitos

Trabalhador desviado de função perde dois dedos ao operar fresa em fábrica da Zona Sul; empresa não paga férias, INSS e FGTS

Os metalúrgicos da Delbras pararam a produção por quatro horas, na manhã desta segunda-feira (28), em protesto ao acidente que mutilou um trabalhador e contra a falta de pagamento de FGTS, INSS e férias. A Delbras fica na zona sul de São José dos Campos e atua na área de usinagem e calderaria leve.

O ajustador mecânico Arthur da Silva, que trabalha na fábrica há 12 anos, perdeu dois dedos da mão esquerda ao operar uma fresa, na última quinta-feira (24). Arthur foi desviado da sua função indevidamente e sequer recebeu treinamento para operar a máquina.

"Paralisamos a fábrica em solidariedade ao nosso companheiro Arthur e para cobrar mais segurança para os trabalhadores, que se arriscam ao serem obrigados a operar máquinas sem antes serem qualificados para isso", disse Eduardo Guedes da Cunha, cipeiro que tem apoio do Sindicato na Delbras.

Ao invés de isolar a fresa onde ocorreu o acidente para perícia, como reivindicava a Cipa, a Delbras colocou outro ajustador mecânico, também sem qualificação, para operar a máquina.

Segundo Eduardo, a empresa faz tudo para inibir a atuação da Cipa dentro da fábrica. "Nós exigimos liberdade e autonomia para cumprir nosso papel, só assim poderemos evitar acidentes como esse que mutilou um trabalhador", afirmou Eduardo.

Direitos
Além do descaso com a segurança, a Delbras vem desrespeitando os direitos dos metalúrgicos há muito tempo. Desde 2011, a empresa não deposita FGTS e INSS e vários trabalhadores acumulam duas férias vencidas.
"Exigimos que a empresa respeite os direitos dos trabalhadores e regularize essa situação. Não vamos aceitar isso", disse Eduardo.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®