Aniversário 14/03/2016 | 12:08

Assembleia abre comemorações dos 60 anos do Sindicato nesta segunda

Ato reúne dirigentes e ex-dirigentes na sede do Sindicato; evento vai lançar revista e documentário com a trajetória da luta dos m

Uma assembleia em frente à fábrica da Ericsson marcou, nesta segunda-feira (14), a abertura dos eventos em comemoração aos 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Foi nessa fábrica que, graças à mobilização de um grupo de trabalhadores, foi criado o Sindicato.

Durante o ato, o presidente Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, fez um breve relato da trajetória do Sindicato, desde a sua formação na Ericsson até os dias atuais.

"Foi a luta contra cobrança dos uniformes que fez com que um grupo de companheiros da Ericsson se organizasse. Com o movimento, eles conseguiram que a empresa deixasse de cobrar os uniformes e, a partir dessa luta, decidiram criar o Sindicato. Para evitar perseguição, a cobrança das mensalidades era feita no banheiro da fábrica, pois a direção da Ericsson não permitia a mobilização dentro da empresa", contou Macapá.

O presidente também convidou os trabalhadores para participar dos eventos já programados ao longo do ano para celebrar o aniversário.

"Os eventos têm como objetivo educar toda esta nova geração de trabalhadores que está nas fábricas hoje e precisa saber da história e da luta da nossa categoria na região e homenagear os companheiros e companheiras que fizeram e fazem a história, inclusive muitos que tombaram e perderam o emprego lutando pela classe trabalhadora", disse Macapá.

Ainda nesta segunda-feira acontece um grande encontro entre os novos dirigentes com a velha guarda do Sindicato, a partir das 19h, na sede.

Durante o evento, serão lançados um documentário em vídeo e uma revista especial que trazem entrevistas com personagens que ajudaram a construir a luta dos metalúrgicos da região.

Macapá ressaltou, na assembleia, a importância dos trabalhadores na luta para tirar o Brasil das mãos dos governantes corruptos e afirmou que o Sindicato já prepara uma série de mobilizações junto à CSP-Conlutas.

"As manifestações que aconteceram em todo o Brasil neste domingo foram grandes, mas não adianta tirar a Dilma para ficar no lugar o Temer, Cunha, Renan ou Aécio. Eles brigam pra ver quem vai continuar roubando o nosso país. Estamos construindo uma grande mobilização porque a mudança tem que partir da classe trabalhadora. Eles têm que cair pelas nossas mãos. É preciso convocar eleições gerais, já!", disse Macapá.

PLR 2016
Ao final da assembleia, os trabalhadores da Ericsson votaram o início à campanha da PLR 2016. Será formada uma comissão para participar das negociações com a empresa.

"O lançamento da campanha da PLR neste momento é simbólico, pois representa a continuidade da luta dos trabalhadores da Ericsson, onde teve início a luta dos metalúrgicos da região", disse Renato Bento Luiz, o Renatão, dirigente da CSP-Conlutas.

A assembleia desta segunda-feira, na Ericsson, também contou com a participação do dirigente da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, e de diretores, cipeiros e ativistas do Sindicato.