Mulheres em Luta 08/03/2016 | 17:36

No Dia da Mulher, trabalhadoras criticam ataques do governo Dilma

Manifestação organizada pelo Sindicato, MML e CSP-Conlutas aconteceu no centro de São José dos Campos

“Não queremos flores, queremos respeito”. Esta foi uma das palavras de ordem que marcaram o ato realizado pelo MML (Movimento Mulheres em Luta), nesta terça-feira (8). A manifestação aconteceu em frente à Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos, e foi organizado pelo Sindicato, CSP-Conlutas e PSTU.

O Dia Internacional da Mulher marca a luta e resistência das trabalhadoras. Não temos nada para comemorar. Enfrentamos um alto índice de desemprego e ataques a direitos históricos. Não é possivel que as trabalhadoras e os trabalhadores sejam responsabilizados pela crise do capital.Temos que dizer basta a Dilma, Temer, Aécio, Cunha e a esse Congresso corrupto”, disse Janaína dos Reis, da Executiva Nacional do MML.

Janaína ressaltou ainda que a luta das mulheres é travada em várias frentes. “Nós, trabalhadoras, exigimos creche gratuita, delegacias da mulher que atendam 24 horas, saúde pública de qualidade e saneamento básico em todos os bairros.”

A professora Amanda Menconi, da Assembleia Nacional de Estudantes Livre (ANEL), lembrou as diversas formas de violência e opressão sofridas pelas mulheres trabalhadoras.  Durante o manifestação, também falaram Raquel de Paula, do Sindicato dos Correios, Toninho Ferreira, do PSTU, e Luciene da Silva, diretora do Sindicato.

Após o ato, as integrantes do MML foram para a Avenida Paulista, em São Paulo, onde participaram de uma grande manifestação em defesa da mulher.