Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Organização de base 05/02/2016 | 17:15

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos da GM elegem delegados sindicais

É a primeira eleição realizada para escolher os delegados em 30 anos

Os metalúrgicos da General Motors tiveram um importante compromisso durante esta quinta-feira (4): pela primeira vez em 30 anos participaram de uma eleição para definir os delegados sindicais que atuarão dentro da empresa no próximo período.

A apuração aconteceu nesta sexta-feira. O candidato Antônio Lisboa somou 1.098 votos enquanto 999 votos foram obtidos pelo Cléber Guélo. Os dois delegados sindicais eleitos terão um mandato de dois anos. Eles sempre estiveram na luta em defesa dos trabalhadores e apoiam as políticas da CSP-Conlutas.

Todos os setores da fábrica foram representados na votação que contou com a participação de 1.341 trabalhadores. Foram registrados ainda 36 votos nulos.

Os delegados sindicais têm o papel de fortalecer o time que luta contra a exploração e defende os interesses dos metalúrgicos. Junto à Cipa e ao Sindicato, os delegados fiscalizam as condições de trabalho e combatem o ritmo acelerado, o assédio moral e outras irregularidades. Além disso, têm o dever de ajudar na organização e mobilização dos trabalhadores.

Histórico de luta
A conquista dos delegados sindicais na GM tem um longo histórico de luta. A conquista desse direito na empresa aconteceu apenas em 2013, quando os ativistas Alemão e Thiago Ratinho foram escolhidos por aclamação. Durante dois anos, cumpriram o importante papel de fazer a ligação entre o Sindicato e os trabalhadores dentro da empresa.

Os atuais delegados sindicais, no entanto, seguem na luta. Alemão e Thiago Ratinho disputam um lugar na Cipa para fortalecer ainda mais a defesa dos direitos dos metalúrgicos e barrar os ataques dos governos e empresários.

“A eleição dos delegados sindicais é uma importante vitória para todos os trabalhadores da GM. Os companheiros Antonio Lisboa e Cléber Guélo vão dar continuidade ao ótimo trabalho dos atuais delegados e seguir na luta em defesa dos metalúrgicos e de seus direitos”, afirma o diretor do Sindicato Célio Dias, o Célião.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®