Assembleia dia 17 11/11/2015 | 09:43

Metalúrgicos da zona sul decidem sobre 10,5% de reajuste salarial

Assembleia geral será no dia 17, na subsede da da zona sul

Os metalúrgicos das empresas representadas pela Assecre irão decidir, na terça-feira (17), se aceitam a proposta patronal de 10,5% de reajuste salarial, sendo 10% em setembro e 0,5% em janeiro.

A votação acontecerá em assembleia geral, na subsede da zona sul, em dois horários: 14h30 e 17h30.

A Assecre representa mais de 50 empresas, com cerca de 2 mil trabalhadores. Deste total, metalúrgicos de seis fábricas já aprovaram 10,5% retroativo a setembro: Delbras, Fameccanica, Friuli, Rosemberg, Sectron e Winnstal. Na Techal, os trabalhadores aprovaram os 10% para setembro e 0,5% para janeiro.

Histórico
A primeira proposta da Assecre foi de apenas 5% de reajuste, ou seja, abaixo da inflação, de 9,88%.

“A Assecre começou as negociações com uma das piores propostas do estado. Só conseguimos avançar por conta das mobilizações”, afirma o diretor do Sindicato Alex Cabelo.

Em outubro, houve paralisações na Friuli, Delbras, Winnstal e Forming.

A subsede do Sindicato fica na Av. Central, 932, Chácaras Reunidas.

Reta final
A Campanha Salarial está chegando em sua reta final, com acordos aprovados em mais de 30 fábricas. Em todas elas, os trabalhadores conquistaram reajustes superiores à inflação.
As conquistas foram fruto de muita mobilização. Nas últimas semanas, houve greves na Hitachi e Heatcraft.

Na Hitachi, os metalúrgicos pararam nos dias 26 e 27 e conquistaram 11%. A greve na Heatcraft, realizada de 28 de outubro a 4 de novembro, resultou em um reajuste de 10% em setembro mais 1% em janeiro. Já na Embraer, os trabalhadores aprovaram um índice de 9,88%.

“Tivemos importantes vitórias, apesar da traição da CUT, que aceitou acordos rebaixados sem ir à luta. Nossa região, mais uma vez, foi exemplo de resistência”, afirma a diretora do Sindicato Isabel Cristina da Silva Orioli.