Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Conselho de Representantes 12/09/2015 | 14:21

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Semana será de mobilizações pela Campanha Salarial

Conselheiros também aprovaram participação dos metalúrgicos na Marcha dos Trabalhadores

Os metalúrgicos entram numa semana decisiva para a Campanha Salarial. O Conselho de Representantes da categoria aprovou, na reunião deste sábado (12), a intensificação das mobilizações nas fábricas para exigir aumento real de salário e ampliação de direitos. A reunião do Conselho de Representantes foi dedicada aos refugiados da Síria e África.

A decisão de engrossar as mobilizações pela Campanha Salarial é em resposta à intransigência dos patrões, que têm travado as negociações com o Sindicato e se recusado a atender as reivindicações de ampliação e manutenção de direitos. Até agora, as discussões ficaram apenas em torno das cláusulas sociais, também rejeitadas pelos patrões.

As cláusulas econômicas devem começar a ser discutidas esta semana. As negociações estão previstas para terminar na quinta-feira (17), mas os trabalhadores não ficarão apenas esperando pelos resultados. Ao contrário, a categoria vai se organizar e se mobilizar para pressionar os grupos patronais a avançarem nas negociações e atenderem nossa pauta de reivindicações. No dia 21, acontecerá a assembleia geral da categoria, às 10h e às 18h, na sede do Sindicato.

“Esta é uma Campanha Salarial difícil em virtude da crise econômica pela qual passa o país, mas nós temos plenas condições de vencer. Os trabalhadores não têm de pagar pela crise, e para isso é preciso lutar, parar as fábricas, ir pra cima da patrãozada”, afirmou o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Esta semana, tem negociação com os grupos patronais de autopeças (dia 16), eletroeletrônicos e máquinas (17), aeronáutico (17), trefilação, refrigeração e equipamentos ferroviários (17) e estamparia (17). As montadoras, Assecre, Fundição e Grupo 10 não têm reunião marcada.

Marcha dos Trabalhadores
O Conselho também aprovou a participação dos metalúrgicos na Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que acontece nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 17h, em São Paulo. Uma caravana vai sair de São José dos Campos em direção à Avenida Paulista, que será ocupada por manifestantes de diversas categorias vindas de todo país.

O protesto será contra o governo Dilma e os chamados partidos de oposição de direita, como PSDB e PMDB, que, assim como o PT, defendem apenas os interesses dos banqueiros e empresários.

Um pouco antes da Marcha, por volta das 15h, os metalúrgicos de São José dos Campos farão um protesto em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), levando a bandeira da Campanha Salarial da categoria.

Luta contra o racismo
Como parte das atividades do Conselho de Representantes, o dirigente do Movimento Quilombo Raça e Classe, professor Julio Condaque, falou sobre “A luta de raça e classe no Brasil”.

Julio lembrou um pouco da história do povo negro, que foi escravizado (mais de 8 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil no período entre 1550 e 1880) e que ainda hoje sofre com o preconceito, especialmente no mercado de trabalho.

Após a palestra, diversos conselheiros se manifestaram sobre situações de racismo comuns nas fábricas. Uma coisa ficou bem clara: o racismo é parte do capitalismo e deve ser duramente combatido por toda classe trabalhadora.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®