Machismo 04/09/2015 | 12:27

Pesquisa revela que salário da mulher ainda é 40,5% menor que o do homem

Levantamento do IBGE mostra machismo refletido nos salários

Apesar de representarem a maioria da população brasileira e terem aumentado sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos, as mulheres ainda ganham salários em média 40,5% menor que o dos homens. Essa diferença mostra que o machismo predomina na sociedade e é usado pelas empresas para explorar mais.

Enquanto o salário médio da mulher é de R$ 1.507,69, os homens ganham, em média, R$ 2.118,66. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) com base em informações fornecidos por empresas. A pesquisa é de 2013, mas só teve o resultado divulgado nesta sexta-feira (4).

O estudo também revela que a participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu de 35,5% para 37,7%.

A realidade revelada pelo estudo é muito semelhante à vivida pelas mulheres metalúrgicas da nossa região. Nas fábricas do setor eletroeletrônico, que concentra a maior parte de trabalhadoras mulheres, a diferença salarial é de 40%. Além disso, os homens ocupam a maioria dos postos de chefia nestas fábricas.

“Sentimos o machismo na pele e no bolso. A cada dia, mais mulheres se tornam chefes de família e trabalham tanto quanto os homens, recebendo menores salários e direitos. Precisamos lutar para combater esta realidade”, afirma a diretora do Sindicato Joyce Helena Pereira.

Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®