Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Em greve 12/08/2015 | 12:07

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Sindicato estima em mais de 500 demissões na General Motors

No terceiro dia de greve, trabalhadores preparam manifestação contra cortes

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, já estima em mais de 500 demissões realizadas pela General Motors desde o último sábado, dia 8. Até o momento, este é o número de trabalhadores que procuraram a entidade informando a demissão.

O número, entretanto, não é definitivo, uma vez que, a cada dia, mais trabalhadores procuram a entidade informando sobre o recebimento do telegrama de desligamento.

A GM segue sem informar o número total de demitidos. A greve contra os cortes chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira, dia 12, exigindo que a empresa abra negociação para o cancelamento das demissões e por estabilidade no emprego.

A GM, entretanto, condicionou qualquer negociação ao retorno ao trabalho, sem que as demissões fossem suspensas, o que é inaceitável para os trabalhadores. A empresa já entrou com pedido de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª. Região, em Campinas.

“Os números levantados pelo Sindicato confirmam que a General Motors está realizando uma demissão em massa na planta. Isso acontece sem nenhuma tentativa de diálogo com os trabalhadores, o que é inadmissível. Por isso cobramos a abertura de negociações”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Da assembleia realizada na manhã de hoje, também participaram familiares dos trabalhadores demitidos. Alguns deles subiram no caminhão de som do Sindicato para pedir que a GM devolva o emprego aos trabalhadores.

Ao final da assembleia, foi aprovada a realização de uma manifestação nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 8h, em frente à montadora. Para este ato, foram convocadas entidades de todo o país, dando caráter nacional à campanha em defesa do emprego.

Reunião com a prefeitura
Ainda nesta quarta-feira, o Sindicato e uma comissão de trabalhadores demitidos vão se reunir com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, para cobrar medidas em defesa dos empregos. O encontro será às 14h, no Paço Municipal.

“O número de cortes já chega a quase 10% da planta e pode aumentar ainda mais, o que é inaceitável diante de todos os incentivos fiscais recebidos pela montadora. Por isso, cobramos a intervenção dos governos municipal, estadual e federal no sentido de garantir os empregos”, avalia Macapá.

Fotos: Lucas Lacaz

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®