Emprego 05/08/2015 | 13:09

Trabalhadores em lay-off retornam segunda-feira para a GM

A volta ao trabalho e a estabilidade estão garantidos pelo acordo assinado com Sindicato

Os 750 metalúrgicos da General Motors que estão em lay-off desde março devem retornar à fábrica na próxima segunda-feira, dia 10, conforme acordo assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. Nesta quarta-feira, dia 5, os trabalhadores começaram a receber os telegramas da montadora comunicando retorno.

A notícia da volta à fábrica está sendo recebida com alívio pelos trabalhadores. Segundo a Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotivos), até junho deste ano as montadoras fecharam 7,6 mil postos de trabalho em todo o país, sendo que a ampla maioria já havia passado por lay-off.

A volta à fábrica e a garantia de estabilidade no emprego pelos próximos três meses é uma vitória da luta dos metalúrgicos, que chegaram a realizar uma greve de seis dias em fevereiro, contra a proposta da empresa de demitir 800 funcionários.

O lay-off na GM de São José dos Campos começou no dia 9 de março e atingiu 798 trabalhadores. Deste total, 48 foram convocados antecipadamente para o retorno à fábrica.

“A volta ao trabalho é uma boa notícia para os trabalhadores e para a cidade, já que estamos vivendo um momento de demissões e cortes de direitos. Mas nossa luta em defesa do emprego continua com toda força. Defendemos a estabilidade no emprego e redução da jornada sem redução de salário como forma de garantir o emprego no país”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Recentemente, a GM de São Caetano demitiu 419 trabalhadores, o que levou à deflagração de um protesto na porta da fábrica. Os demitidos ficaram acampados durante 19 dias em frente à montadora. Com a manifestação, que teve o apoio do nosso Sindicato, a GM teve de reabrir as negociações e reintegrar alguns dos trabalhadores.

Defesa do emprego
Em assembleia na última sexta-feira, dia 31, os metalúrgicos decidiram que vão retomar a luta por estabilidade no emprego. Diante das demissões que ocorrem em todo país, os operários reivindicam que a presidente Dilma Rousseff edite uma medida provisória determinando a estabilidade no emprego, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a proibição de remessa de lucros ao exterior.

O Sindicato também é contrário ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que reduz salários dos trabalhadores, não evita demissões e é o mais um grave ataque aos direitos trabalhistas realizado pelo governo Dilma, com o apoio da CUT e Força Sindical.

Histórico de luta
A luta em defesa dos empregos na GM de São José dos Campos começou em 2012, com o anúncio dos planos da montadora de demitir 1.840 trabalhadores e fechar o setor MVA (Montagem de Veículos Automotores).

Desde então, os metalúrgicos realizaram uma série de iniciativas reivindicando a manutenção dos postos de trabalho. Foram assembleias, audiências públicas na Câmara Municipal, manifestações, caravanas a Brasília, vigílias, greves e negociações com representantes da montadora e dos governos municipal, estadual e federal.

“Hoje vivemos um momento em que a classe trabalhadora tem de resistir bravamente a todos os ataques que vem sendo realizados pelo governo e pelos patrões. Com nosso histórico de luta em defesa do emprego e direitos, queremos pressionar a presidente Dilma a adotar medidas que de fato protejam os trabalhadores, e não os empresários. Para garantir direitos e empregos, é preciso construir uma greve geral no país”, finaliza Macapá.