Lay-off 31/07/2015 | 15:55

Metalúrgicos da GM vão retomar luta pela estabilidade no emprego

Trabalhadores que estão em lay-off retornam à fábrica no dia 10

Os metalúrgicos da General Motors que estão em lay-off aprovaram a retomada da luta pela estabilidade no emprego, em assembleia realizada no Sindicato, nesta sexta-feira, dia 31. Cerca de 150 trabalhadores participaram da reunião.

No próximo dia 10, todos os 750 metalúrgicos que estão em lay-off retornarão à fábrica. Pelo acordo assinado entre a GM e o Sindicato, esses trabalhadores têm estabilidade no emprego garantida por três meses.

A mobilização em defesa dos empregos na GM de São José dos Campos acontece desde 2012. Foram realizados protestos, paralisações, caravanas a Brasília e audiências públicas na Câmara Municipal para debater o assunto. Em fevereiro deste ano, os metalúrgicos da GM realizaram uma greve de seis dias que fez a montadora recuar do plano de demitir 800 operários.

Diante das demissões que atingem os trabalhadores da indústria automotiva de todo país, os metalúrgicos da GM de São José dos Campos vão exigir da presidente Dilma a edição de uma medida provisória determinando a estabilidade no emprego, além da redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Os metalúrgicos também vão cobrar do prefeito Carlinhos Almeida (PT) e dos vereadores para que intercedam junto à montadora em favor da manutenção dos postos de trabalho.

“Nossa mobilização agora será dentro da fábrica com todos os trabalhadores unidos, lutando contra qualquer tentativa de ataques aos nossos direitos e em defesa da estabilidade no emprego”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Investimentos
Os metalúrgicos também vão cobrar da montadora para que cumpra o acordo assinado com o Sindicato em 2013, que prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões num novo projeto até 2017, gerando a abertura de 2.500 postos de trabalho.

O Sindicato já pediu esclarecimentos à GM a respeito do plano de investimentos de R$ 13 bilhões no Brasil para os próximos quatro anos.