Nota oficial 29/07/2015 | 12:19

Sindicato cobra investimentos da GM em São José dos Campos

Queremos discutir sobre os planos da montadora para o Brasil

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai pedir esclarecimentos à General Motors a respeito de seus investimentos de R$ 13 bilhões no Brasil para os próximos quatro anos.

As declarações à imprensa realizadas pelo presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, no último dia 28, causaram estranheza ao Sindicato e trabalhadores, já que contrariam os acordos assinados em 2013 para vinda de novos investimentos ao complexo da montadora em São José dos Campos.

Segundo Ardila, a planta local não seria contemplada com os investimentos. Ressalte-se, porém, que até o momento o Sindicato não foi oficialmente comunicado sobre essa decisão. As informações só chegaram à entidade por meio dos veículos de comunicação.

É preciso lembrar que esses acordos, assinados em 2013 entre empresa e Sindicato, previam um total de R$ 3 bilhões de investimentos na planta local e foram resultado de longas negociações. O maior aporte viria do acordo assinado em 15 de julho de 2013, em que a montadora se comprometia a investir R$ 2,5 bilhões num novo projeto até 2017, gerando a abertura de 2.500 postos de trabalho.

As negociações das condições trabalhistas para a assinatura desse acordo, aprovado em assembleia, foram acompanhadas inclusive por representantes dos governos federal, estadual e municipal. Essas mesmas negociações foram conduzidas pelo diretor de Assuntos Institucionais da GM e atual presidente da Anfavea, Luiz Moan.

Ocorreram também duas audiências públicas na Câmara Municipal de São José dos Campos, acompanhadas por trabalhadores e população em geral. É portanto, de conhecimento público, todos os esforços realizados pelo Sindicato para a vinda de novos investimentos à cidade.

Por tudo isso, o Sindicato enviou carta nesta quarta-feira, dia 29, ao diretor de Relações Trabalhistas da General Motors do Brasil, Artur Bernardo Neto, pedindo agendamento de reunião. A empresa deve aos trabalhadores informações claras sobre seus planos para a planta em São José dos Campos.

É hora de prefeito, vereadores e a população, junto com o Sindicato, cobrarem da GM o cumprimento do que foi publicamente negociado e assinado.

ANTÔNIO FERREIRA DE BARROS
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS