Caçapava 17/07/2015 | 14:18

Após dez dias de greve, metalúrgicas da Blue Tech terão PLR de R$ 5.500

Além de valor maior que o inicialmente proposto pela empresa, trabalhadoras também terão três meses de estabilidade

Após dez dias em greve e muita mobilização, as metalúrgicas da Blue Tech, de Caçapava, conquistaram uma PLR de R$ 5.500, valor que representa mais que o dobro dos R$ 2.500 inicialmente propostos pela empresa. A proposta foi aprovada em assembleia na manhã desta sexta-feira, dia 17, e o trabalho na fábrica foi normalizado.

A primeira parcela da Participação nos Lucros será paga ainda este mês. Além de mais que dobrar a proposta inicial da empresa, as trabalhadoras também terão três meses de estabilidade no emprego. Os dias parados serão repostos em dois sábados.

Em audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho – 15ª Região) na última quarta-feira, dia 15, a Blue Tech havia insistido no valor rebaixado de PLR e ainda queria realizar o pagamento apenas a partir de novembro.

Mesmo assim, a mobilização das trabalhadoras continuou, o que fez com que a empresa procurasse o Sindicato na quinta-feira e apresentasse a nova proposta.

“O que tivemos hoje foi um exemplo para toda categoria. Além de forçar a empresa a avançar na proposta, conquistamos estabilidade de 90 dias, um ponto importante diante da mobilização das trabalhadoras”, avalia a diretora do Sindicato Isabel Cristina da Silva, a Bel.

A Blue Tech produz celulares para a LG. A greve, iniciada no último dia 7, mobilizou as 130 trabalhadoras da empresa.

Sun Tech
Na Sun Tech, fábrica de São José dos Campos e que também é fornecedora da LG, a greve continua. O Sindicato busca uma nova negociação junto à empresa.

Uma nova assembleia entre o Sindicato e as trabalhadoras da Sun Tech está marcada para segunda-feira, dia 20.

Fotos: Wendell Marques