Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Indústria automobilística 05/08/2011 | 18:38

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Nota oficial do Sindicato sobre as férias coletivas na GM

Montadora coloca 300 trabalhadores do MVA/Corsa em férias a partir de 22 de agosto

A General Motors do Brasil anunciou, nesta sexta-feira, dia 5, a concessão de férias coletivas para 300 funcionários do setor MVA/Corsa, entre 22 de agosto e 4 de setembro, na planta de São José dos Campos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, vê com estranheza essa medida, visto que há duas semanas a direção da empresa garantiu que este ano não haveria férias coletivas na fábrica. O setor atingido pelas férias coletivas possui cerca de 4.600 trabalhadores.

A GM alega que tomou a medida para “adequar sua produção à demanda do mercado brasileiro”. Para o Sindicato, trata-se de uma estratégia da montadora para inibir os trabalhadores em meio à Campanha Salarial, iniciada nesta quinta-feira, dia 4, com a entrega de pauta aos grupos patronais.

É importante ressaltar que a indústria automobilística vive um momento de crescimento. Até julho deste ano, foram vendidos 2 milhões de veículos – o que representa 8,6% a mais que igual período de 2010. O setor se prepara para encerrar o ano com venda recorde de 3,7 milhões de unidades.

Diante desse cenário, não se justifica a concessão de férias coletivas pela GM. Para o Sindicato, está claro que esta também é uma forma de pressionar o Governo Federal a ampliar os incentivos fiscais para a indústria automobilística, que acaba de ser presenteada com a uma nova redução de IPI.

Como representante dos trabalhadores, o Sindicato reafirma que a categoria não vai se intimidar por estratégias que tenham o objetivo de inibir futuras mobilizações por Campanha Salarial. Os metalúrgicos de nossa base estão entre os mais combativos do País e certamente repetirão, se for necessário, o mesmo nível de mobilização deflagrado na luta por PLR deste ano.

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®