Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Assembleia 20/05/2015 | 15:01

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores da Embraer rejeitam transferência do Phenom

Metalúrgicos aprovam luta para manter produção do avião no Brasil

Os trabalhadores da Embraer já decidiram: vai começar a luta para manter a produção do avião Phenom no Brasil. A decisão foi tomada em assembleia, nesta quarta-feira, dia 20. A Embraer pretende transferir, em 2016, a produção do Phenom para sua planta em Melbourne, nos Estados Unidos.

Essa medida faz parte do programa de desnacionalização das aeronaves da Embraer, o que coloca em risco os postos de trabalho da fábrica no Brasil.

Por isso, os trabalhadores têm de se organizar e construir uma luta para que a produção do Phenom permaneça na planta brasileira.

A Embraer nega que a transferência resulte em demissões, mas até agora não aceitou assinar um acordo que garanta estabilidade no emprego para todos os envolvidos na produção do Phenom. Entre diretos e indiretos, há cerca de 1.500 trabalhadores nessa situação.

O Sindicato vai cobrar da presidente Dilma medidas que impeçam essa transferência.

Terceirização
Na mesma assembleia, os trabalhadores decidiram se incorporar à luta contra o projeto da terceirização, que está no Senado à espera de votação.

Na Embraer, os gestores já adotaram o discurso em defesa do projeto. Mas eles se esquecem de dizer que, na fábrica, quem é terceirizado tem os menores salários e as condições de trabalho mais precarizadas.

“Nossa luta é para melhorar os salários e as condições de trabalho para todos. Com a terceirização acontece justamente o contrário. É por isso que os empresários defendem o projeto e os trabalhadores são contra”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®