Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Embraer 28/07/2011 | 15:46

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Ministro recebe o Sindicato para discutir redução da jornada

Encontro será na próxima terça-feira, dia 2, em Brasília

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, vai se reunir, nesta terça-feira, dia 2, às 14h, em Brasília, com dirigentes do Sindicato, para discutir sobre a necessidade de redução da jornada de trabalho na Embraer para 40 horas semanais.

O encontro é resposta às reivindicações do Sindicato e dos trabalhadores da Embraer. Apesar de os funcionários já terem aprovado a reivindicação em assembleia, a empresa insiste no argumento de que a redução da jornada seria prejudicial à sua competitividade.

A justificativa, entretanto, não se sustenta diante dos números. A Embraer possui a maior jornada de trabalho entre as empresas do setor aeronáutico no mundo. Na Airbus, por exemplo, a jornada é de 35 horas. Na Boeing-MacDonnel e na Bombardier, são 40 horas semanais. Já os funcionários da Embraer trabalham 43 horas por semana

A adoção de 40 horas semanais abriria, somente na planta de São José dos Campos, cerca de 1800 postos de trabalho.

O Sindicato já conversou com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e com o próprio Carlos Lupi sobre a resistência da Embraer em adotar a jornada de 40h, e ambos se mostraram favoráveis a abertura de negociações.

A redução da jornada será inclusive um dos principais pontos de pauta da Campanha Salarial 2011 dos metalúrgicos, principalmente na Embraer.

“Esta é uma luta histórica dos metalúrgicos. A Embraer não pode continuar insistindo em ter a maior jornada do mundo. Os trabalhadores estão bastante insatisfeitos e exigem a adoção das 40h. É a forma de gerar emprego e garantir qualidade de vida aos trabalhadores”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®