Ação movida pelo Sindicato 11/03/2015 | 16:57

Tribunal define reajuste de 8,48% a metalúrgicos da GM

Percentual será aplicado aos salários de forma retroativa, desde setembro

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª região, em Campinas, definiu em 8,48% o reajuste dos metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos referente à campanha salarial do ano passado. O julgamento aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 11.

O percentual será aplicado aos salários de forma retroativa, desde setembro de 2014. O índice representa a reposição da inflação do período de setembro de 2013 a agosto de 2014, calculada pelo INPC (Indíce Nacional de Preços ao Consumidor) em 6,35%, mais 2% de aumento real.

A decisão é fruto da ação de dissídio coletivo, movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em razão da intransigência da montadora, que se recusou a discutir aumento real de salário durante as negociações.

Durante o julgamento, nove desembargadores se posicionaram a favor dos 8,48% e apenas um foi contrário. O reajuste, proposto pelo Ministério Público do Trabalho, foi reivindicado, em assembleias realizadas na terça-feira, dia 10, pelos trabalhadores da GM -- que, naquela oportunidade, queriam que o TRT o acatasse.

Com a decisão da justiça, a campanha salarial na GM é encerrada de forma vitoriosa.

"O Sindicato e os trabalhadores da GM sairam vitoriosos, já que a empresa, durante as negociações, não queria dar nenhum centavo de aumento real, como, aliás, fez em suas outras plantas no país. Assim, nossa mobilização e, posteriormente, nossa decisão de recorrer ao Tribunal se mostrou acertada", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.