Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Dia Internacional da Mulher 05/03/2015 | 12:35

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Semana terá manifestações pelos direitos da mulher

Haverá atos políticos em São José dos Campos e São Paulo

Para marcar o Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora, acontecerão dois atos políticos que têm entre suas reivindicações a destinação de 1% do PIB para programas de combate à violência contra a mulher. Também está na pauta a luta contra as medidas provisórias 664 e 665, que restringem acesso a direitos como pensão e seguro-desemprego.

Em São José dos Campos, o ato será na Praça Afonso Pena, dia 6, às 11h, e está sendo convocado pelo Movimento Mulheres em Luta (MML). Todos podem participar: mulheres e homens. O Sindicato dos Metalúrgicos também estará lá, ao lado de outras entidades, como sindicatos da Alimentação, Correios, Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) e Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre).

No local, haverá um abaixo-assinado para que o governo destine 1% do PIB a políticas de combate à violência contra a mulher. Atualmente, apenas 0,003% do PIB é destinado para esse fim. Não é por acaso que o Brasil está em sétimo lugar no ranking mundial de violência contra a mulher.

Mas a violência não é apenas física. O próprio governo comete violência ao retirar direitos que são essenciais para a mulher trabalhadora. Ao assinar as medidas provisórias 664 e 665, a presidente Dilma Rousseff fez cortes drásticos no seguro-desemprego e pensão por morte. Nesses dois casos, as mulheres estão entre as mais prejudicadas.

Ato em São Paulo
No dia 8 de março, sairá uma caravana de São José dos Campos para um ato que acontecerá em São Paulo, na Avenida Paulista. Os manifestantes sairão da sede do Sindicato, às 7h30. Os interessados devem se inscrever até o dia 6, às 17h, pelo telefone 3911-4458.

“A luta em defesa dos direitos da mulher deve ser de todos. Infelizmente, a presidente Dilma segue a mesma cartilha de seus antecessores, com pouquíssimos investimentos em programas de combate à violência contra a mulher. Por isso, temos de fazer do 8 de março um dia de conscientização e luta”, afirma a diretora do Sindicato Rosângela Calzavara.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®