Por salários e emprego 23/02/2015 | 14:20

Trabalhadores rejeitam proposta da Avibras e exigem pagamento imediato

Uma nova assembleia dos trabalhadores já está marcada para o dia 2 de março, às 7h, na porta da fábrica

Os metalúrgicos da Avibras participaram da assembleia na manhã desta segunda-feira, 23, e rejeitaram a proposta da empresa de pagamento dos salários atrasados apenas na primeira quinzena de abril. O Sindicato exige que o pagamento seja feito imediatamente.

O trabalhadores da Avibras estão há dois meses sem salário e em licença remunerada desde dezembro. Uma nova assembleia está marcada para o dia 2 de março, data de encerramento da licença remunerada.

A Avibras conta com 1500 trabalhadores, é uma das principais indústrias do setor bélico do país e possui contratos com o governo federal, além de países como Indonésia e Arábia Saudita. Mesmo tendo R$ 2,4 bilhões em carteira de pedidos, com contratos já assinados, a empresa alega que está sem capital de giro.

“Somente com muita luta dos trabalhadores da Avibras é que vamos conseguir pressionar a empresa a pagar nossos salários atrasados. Os metalúrgicos estão cansados de esperar pelo pagamento, agora é hora de unir todos os trabalhadores da Avibras para tornar nossa luta mais forte”, afirmou o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho.

Sigma
Na Sigma, fábrica da zona leste, as trabalhadoras decidiram entrar em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira. O protesto é contra a proposta da empresa de parcelar o pagamento da segunda parte da PLR e também pelo pagamento do reajuste nos salários retroativo a agosto e setembro, conquistado na última Campanha Salarial. Além disso, também estão atrasados o pagamento do Fundo de Garantia e do INSS.