Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Vitória 12/02/2015 | 15:57

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Sindicato conquista vaga no Conselho de Administração da Embraer

Vice-presidente, Herbert Claros, foi eleito com mais de 4 mil votos

Com um resultado histórico, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros da Silva, venceu a eleição para o Conselho de Administração da Embraer. A apuração dos votos aconteceu nesta quinta-feira, dia 12. É a primeira vez, desde a privatização da empresa, que o Sindicato conquista uma cadeira no Conselho.

A Chapa 4, formada por Herbert Claros e pelo diretor do Sindicato André Luis Gonçalves (suplente), recebeu 4.070 votos. O atual conselheiro, Ernani de Almeida Ribeiro Junior, ficou em segundo lugar, com 3.741 votos. A chapa da CUT ficou em terceiro lugar, com 2.254 votos. O Sindicato dos Metalúrgicos é filiado à CSP-Conlutas. Participaram da eleição, 11.061 trabalhadores de todas as unidades da fábrica.

A vaga a ser ocupada por Herbert é destinada a um conselheiro eleito pelos trabalhadores. Entretanto, desde a privatização, o Sindicato nunca havia conquistado a vaga. Todos os conselheiros eram eleitos com o apoio da Embraer e possuíam cargos de chefia. Os outros dez conselheiros são indicados pela empresa e pelo governo.

O direito dos funcionários ocuparem uma cadeira no Conselho de Administração está previsto no edital de privatização da Embraer.

Herbert trabalha na linha de produção da fábrica e durante sua campanha para a eleição defendeu a redução da jornada de trabalho para 40h e mudança no cálculo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para que o valor pago seja maior para todos os trabalhadores.

Herbert Claros assinou em cartório uma declaração pública de compromisso abrindo mão do salário pago aos conselheiros, no valor médio de R$ 51,2 mil. O destino desse dinheiro será decidido pelos trabalhadores, em assembleia.

“Nossa vitória representa o desejo de mudança entre os trabalhadores da Embraer. Isto já vem ficando claro desde as paralisações ocorridas na Campanha Salarial de 2014. Agora, com a vaga no Conselho, queremos fazer com que a empresa ouça e atenda as reivindicações dos trabalhadores”, afirma Herbert.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®