Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Contra ataque aos direitos 04/02/2015 | 10:42

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Ato leva 100 mil às ruas da Espanha

O povo espanhol decidiu voltar às ruas contra a política de austeridade do governo

Mais de 100 mil pessoas saíram às ruas de Madri, na Espanha, no último sábado, dia 31, contra a política de austeridade do governo (redução de direitos, cortes sociais e aumento de impostos).
 
A “Marcha pela Mudança” foi convocada pelo partido espanhol Podemos.
 
A Espanha vive uma séria crise econômica. A situação é tão grave que um em cada quatro jovens do país está desempregado.
 
Diante desta situação, a saída apresentada pelo governo tem sido, mais uma vez, cortar direitos dos trabalhadores para manter os lucros dos banqueiros.
 
O povo espanhol decidiu voltar às ruas para dizer “não” a essa política, que tem se alastrado em toda a Europa.
 
Durante a passeata, os manifestantes gritavam “tic, tac... tic, tac”, imitando o som de um relógio, numa referência de que foi aberta a contagem regressiva para o fim do governo Rajoy.
 
Influência da Grécia
A manifestação na Espanha foi claramente influenciada pelo resultado da eleição na Grécia, na qual o partido de esquerda Syriza saiu vitorioso ao adotar um discurso contra a política de austeridade, mantida pelos governos anteriores.
 
O povo grego votou no Syriza mesmo com o discurso agressivo de países como a Alemanha, que ameaçou expulsar a Grécia da Zona do Euro.
 
Os gregos, entretanto, rejeitaram essa chantagem e se posicionaram contra o pagamento da dívida pública, que afundava o país.
 
“Os trabalhadores estão nas ruas contra os cortes de direitos. Com a luta é possível derrotar os ataques dos governos e garantir os interesses da população”, afirma o diretor do Sindicato Renato Almeida.
 
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®