Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Mobilização 08/01/2015 | 13:53

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos da Avibras aprovam calendário de lutas por salários

Uma reunião com o prefeito de São José já foi marcada para amanhã. Segunda-feira, 12, tem ato na cidade de Jacareí.

Os metalúrgicos da Avibras, indústria bélica com sede em Jacareí, aprovaram em assembleia, na manhã desta quinta-feira, 8, um calendário de lutas para pressionar o pagamento de salários que estão em atraso.

Na assembleia que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores aprovaram a realização de atos em São José dos Campos e Jacareí e ida à Brasilia para pressionar o Ministério da Defesa a interceder em favor dos trabalhadores.

Os funcionários da Avibras estão em licença remunerada desde o dia 17 de dezembro e deveriam ter retornado ao trabalho na segunda-feira, dia 5. No entanto, a licença foi prorrogada duas vezes e eles só voltarão à fábrica no dia 19.

Uma reunião entre o Sindicato e a direção da empresa acontece hoje, às 15h, na fábrica. A Avibras pediu abertura de negociação para adoção de lay-off (suspensão de contratos de trabalho).

Os salários de dezembro e a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) estão atrasados e não há previsão de quando o depósito será feito. Esta não é a primeira vez que a Avibras atrasa o salário de seus funcionários, que chegaram a entrar em greve em dezembro. Ao longo de 2014, o atraso aconteceu repetidas vezes.

A Avibras conta com 1500 trabalhadores, é uma das principais indústrias do setor bélico do país e possui contratos com o governo federal, além de países como Indonésia e Arábia Saudita. Mesmo tendo R$ 2,4 bilhões em carteira de pedidos, com contratos já assinados, a empresa alega que está sem capital de giro.

Por isso, um dos questionamentos feito pelos trabalhadores na assembleia foi: para onde está indo o dinheiro da Avibras? “A empresa recebeu muito dinheiro no ano passado, portanto é preciso abrir os livros contábeis para saber como tudo isso foi gasto”, afirmou o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Ao fim da assembleia, os trabalhadores foram em passeata até a Prefeitura de São José dos Campos para exigir um encontro com o prefeito Carlinhos Almeida (PT). A reunião foi marcada para esta sexta-feira, dia 9, às 16h. Uma comissão de trabalhadores da Avibras e do Sindicato vai representar a categoria.

“São 1500 trabalhadores de São José dos Campos e Jacareí que estão sem receber seus salários e correm o risco de serem demitidos. Por isso, os prefeitos também precisam intervir nesta situação”, afirmou o diretor do Sindicato Elias Osses.

Na cidade de Jacareí, os trabalhadores farão o protesto na próxima segunda-feira, 12, em frente à Prefeitura, a partir das 9h. O Sindicato vai disponibilizar transporte entre São José dos Campos e Jacareí. A saída será às 8h, em frente à sede (Rua Maurício Diamante, 65, Centro).

Além disso, o Sindicato já protocolou um pedido de reunião com o ministro da Defesa, Jaques Wagner. Embora ainda não tenha data definida, os metalúrgicos já decidiram que irão a Brasília para cobrar providência do governo federal.

“Como a maior fabricante brasileira de equipamentos militares, a Avibras é uma empresa estratégica para o país. Por isso, defendemos a sua estatização”, conclui Elias.

Calendário
Dia 8, às 15h – Reunião entre Sindicato e Avibras
Dia 9, às 16h – reunião entre Sindicato e prefeito Carlinhos Almeida
Dia 12, às 9h – Ato em frente à Prefeitura de Jacareí
Nota: ainda não há data definida para a ida a Brasília

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®