Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Contratação 21/07/2011 | 14:43

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM vai efetivar 800 trabalhadores em São José

Medida faz parte do Plano de Equiparação Salarial, já aprovado em assembleia

A General Motors vai efetivar 800 trabalhadores que estavam atuando com contratos por tempo determinado, da área de produção em São José dos Campos. A efetivação faz parte do Plano de Equiparação Salarial assinado entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. O plano foi aprovado em assembleias nesta quinta-feira, dia 21.

As contratações serão divididas em dois grupos. O primeiro será contratado já em agosto e é composto de cerca de 350 trabalhadores das áreas do CKD (kits de exportação) e Manuseio. Os demais pertencem a diferentes setores e serão efetivados de acordo com o vencimento dos atuais contratos.

Além das contratações, o plano também prevê aumento do piso e do teto salarial nas áreas de Manuseio, CKD e para os operadores de empilhadeiras. Haverá ainda um ajuste nos salários e os trabalhadores passarão a ter reajustes periódicos, conforme tabela salarial.

Os reajustes serão aplicados de acordo com a área e o tempo de serviço de cada trabalhador, com variações entre 35,5% a 75,83%, e beneficiarão cerca de mil funcionários.

A grade salarial do CKD/Manuseio prevê reajustes após os quatro primeiros meses de admissão e depois a cada seis meses, num total de oito reajustes. Na produção, haverá aumento a cada seis meses, num total de quatro reajustes.

O Plano de Equiparação Salarial vinha sendo negociado entre o Sindicato e a General Motors há cerca de seis meses. O acordo representa uma importante vitória para os trabalhadores, que há tempos reivindicavam salário igual para trabalho igual.

“Esse plano vai reparar graves distorções que vinham ocorrendo na fábrica. Com a aplicação desta tabela nova, conseguiremos acabar com as diferenças salariais. Não podemos esquecer que esta é uma conquista dos metalúrgicos da GM, que se organizaram, realizaram mobilizações e chegaram a esse resultado”, afirma o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

A fábrica de São José dos Campos possui cerca de 9 mil trabalhadores e produz os modelos Corsa, Meriva, Classic, Zafira, S10, Blazer e kits desmontados para exportação, além de motores e transmissões.

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®