Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Dia de mobilização 20/07/2011 | 16:28

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Aposentados vão tomar ruas do centro de São José nesta quinta-feira

A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do protesto

Aposentados e pensionistas vão tomar as ruas do centro de São José dos Campos, nesta quinta-feira, dia 21, para protestar por suas reivindicações e contra os ataques preparados pelo governo Dilma (PT).

A passeata, que deve reunir cerca de mil pessoas, encerra a Semana da Aposentado, evento realizado em parceria pela Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas), filiada à CSP-Conlutas, e pela Fapesp (Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo).

A Semana foi realizada na Praça Afonso Pena, no centro da cidade, onde teve exibição de vídeos, distribuição de materiais informativos, atendimento do INSS e esclarecimento de dúvidas sobre direitos dos aposentados.

A programação para o dia de protesto será em frente à sede da Admap: às 8 horas da manhã, tem o café da manhã, já que aposentados de várias partes do Estado são esperados para participar da manifestação; às 9 horas, celebração de culto ecumênico; e às 10 horas, saída da passeata rumo às ruas do centro.

A Admap fica localizada na Praça Carlos Maldonado Campoy, 8, Centro (próximo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos).

“Iremos às ruas por nossas reivindicações, entre elas, o fim do arrocho aos benefícios e a extinção do fator previdenciário”, disse Josias de Oliveira Melo, presidente da Admap e diretor da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).

Josias explica que, ano a ano, os benefícios previdenciários diminuem por conta da desvinculação entre os reajustes dos aposentados e do salário mínimo. Desde a estabilização econômica, as aposentadorias perderam mais da metade do seu valor, em comparação ao salário mínimo.

Já o fator previdenciário é o mecanismo que reduz a aposentadoria no momento de sua concessão em até 50%, baseado num cálculo que considera a idade do trabalhador e a expectativa de vida estimada pelo IBGE.

Outra medida que preocupa os aposentados e os trabalhadores em geral é a redução da contribuição dos empresários à Previdência. Na prática, é tirar dinheiro da Previdência pública para colocar no bolso dos patrões.

"Esperamos todos os aposentados, trabalhadores e a população em geral para participar", acrescentou Josias.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®