Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Manifestação 28/10/2014 | 14:47

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos preparam ato para o Salão Internacional do Automóvel

Uma caravana sairá do Sindicato, às 11h. Inscrições terminam nesta quarta-feira

A CSP-Conlutas e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vão realizar sua primeira manifestação para pressionar o governo federal após o período de eleição presidencial. Na próxima sexta-feira, dia 31, a partir das 14h, acontecerá uma manifestação no Salão do Internacional do Automóvel, em São Paulo, para exigir medidas em defesa do emprego nas montadoras.

Os trabalhadores defendem, especialmente, a assinatura de uma medida provisória que garanta estabilidade no emprego. Hoje, há milhares de metalúrgicos em todo o país em lay-off (medida que suspende os contratos de trabalho) e férias coletivas.

Na GM de São José dos Campos, há 930 trabalhadores em lay-off desde setembro. Na planta de São Caetano, região do ABC paulista, a montadora pretende demitir 200 e abrir lay-off para mais de 800.

Ao contrário do que tenta fazer acreditar a presidente Dilma Rousseff, o nível de desemprego segue em ritmo crescente nas montadoras. Segundo o Dieese - subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, houve perda de 10,4 mil postos de trabalho entre setembro de 2013 e setembro de 2014 no setor em todo o país.

No ato do Salão do Automóvel, a CSP-Conlutas vai distribuir panfletos ao público com informações sobre a realidade de quem trabalha nas empresas fabricantes de veículos. Além da estabilidade no emprego, a categoria também reivindica redução da jornada de trabalho, adoção de um Contrato Coletivo Nacional e proibição da remessa de lucros das empresas para suas matrizes no exterior.

“As montadoras estão jogando duro para redução de custos com mão de obra. O governo federal já concedeu bilhões em incentivos fiscais para a indústria e, mesmo assim, os trabalhadores continuam sendo penalizados. Vamos pressionar o governo para que tome medidas urgentes em favor dos trabalhadores”, afirma o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e membro da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

O Salão do Automóvel será no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Os interessados em participar da caravana que sairá de São José dos Campos devem se inscrever no Sindicato, até quarta-feira, dia 29,  pelo telefone (12) 3946-5308.
 
 
 
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®