Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Previdência 12/07/2011 | 16:44

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Aposentados preparam semana de luta

Atividades acontecerão entre 18 e 21 de julho

O arrocho nas aposentadorias e os ataques à Previdência Social serão duramente combatidos na Semana do Aposentado, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, em São José dos Campos.

A Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba), filiada à CSP-Conlutas, realizará uma série de atividades para discutir com a população todos os problemas sofridos hoje pela categoria.

Será montada uma tenda na Praça Afonso Pena, onde diariamente serão promovidos debates e discussões sobre os direitos dos aposentados e lutas da categoria. O encerramento será marcado por uma grande passeata pelas ruas centrais da cidade e um ato público, no dia 21, às 10h.

Reuniões preparatórias já estão acontecendo. Nesta quarta-feira, dia 13, a CSP-Conlutas e a Admap realizaram uma reunião com cerca de 60 pessoas na Vila Garcia, em Jacareí, para discutir com os aposentados e convocar para a mobilização (informação atualizada quinta-feira, dia 14).

As manifestações terão como centro as bandeiras levantadas pelos aposentados desde o governo Lula, que virou as costas para a categoria. Vamos reivindicar o fim do Fator Previdenciário, mecanismo que reduz as aposentadorias em até 50%. Embora o Congresso Nacional tenha derrubado o Fator no ano passado, o ex-presidente Lula vetou a medida. Agora, manter ou não o veto presidencial depende novamente dos deputados.

Entretanto, a presidente Dilma já está discutindo uma nova Reforma da Previdência com a criação de um outro mecanismo, o Fator 85/95, tão prejudicial quanto o anterior. Com esse novo cálculo, o trabalhador só pode se aposentar quando a soma de sua idade ao tempo de contribuição totalizar 85 anos para mulheres e 95 para homens. Ou seja, é o aumento da idade para a aposentadoria, um grave ataque aos direitos dos trabalhadores.

Para os aposentados, nada. Para os patrões, tudo

Se por um lado a presidente Dilma quer aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores, por outro, ela já está preparando uma proposta para reduzir a cobrança da Previdência por parte dos patrões.

É isso mesmo. O governo federal quer reduzir o percentual pago pelos empresários à Previdência Social, que hoje é de 20% sobre o salário do trabalhador, e poderá chegar aos 14%.

Com essa fórmula, cai por terra o velho argumento governista de que não há dinheiro nos cofres públicos para bancar o aumento das aposentadorias. Se não há dinheiro, por que então o governo quer reduzir ainda mais a parte devida pelos empresários?

Na Semana do Aposentado, também vamos reivindicar a recomposição do valor das aposentadorias.

“Está parado na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4434/08, que atualiza os benefícios de acordo com o número de salários mínimos equivalentes à época da concessão da aposentadoria. O projeto devolveria aos aposentados tudo o que foi corroído ao longo dos anos. Mas, para que seja finalmente aprovado, tem de haver mobilização de todos os trabalhadores”, explica o presidente da Admap, Josias Melo.

As atividades têm o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e da CSP-Conlutas.

“É uma semana de luta para toda a classe trabalhadora. Afinal, não são só os aposentados que sofrem com o arrocho nos benefícios, mas quem ainda está na ativa e vê a aposentadoria ameaçada com a reforma e os ataques que o governo Dilma está preparando”, avalia o diretor do Sindicato e representante da regional Vale do Paraíba da CSP-Conlutas, Adilson dos Santos, o Índio.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®