Emprego 01/08/2014 | 17:23

Reunião entre Sindicato e GM sobre lay-off termina sem acordo

Um novo encontro ficou marcado para a próxima semana

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a General Motors voltam a se reunir na próxima semana para dar continuidade às discussões sobre os planos da montadora em adotar o sistema de lay-off (suspensão de contratos de trabalho) na fábrica local. A reunião ocorrida nesta sexta-feira, dia 1º, terminou sem acordo.

No encontro, o Sindicato manteve-se contrário ao lay-off e cobrou da montadora a garantia de estabilidade no emprego para todos os trabalhadores e redução da jornada para 36h sem redução de salário. Um acordo assinado entre a GM e o Sindicato em 28 de janeiro de 2013 prevê a garantia do nível de emprego até dezembro de 2014.

O último lay-off realizado pela montadora em São José dos Campos, encerrado em março de 2013, terminou em 598 demissões.

Além de cobrar da GM a estabilidade de emprego, o Sindicato também vai cobrar da presidente Dilma Rousseff que assine uma medida provisória proibindo demissões em empresas beneficiadas por incentivos fiscais, como é o caso das montadoras.

Diante dos planos de lay-off da montadora, o Sindicato vai deflagrar uma nova campanha em defesa do emprego.

“Estamos começando um processo de resistência. Queremos chamar toda a sociedade para participar desta luta. O setor automotivo não está em crise, não houve queda de produção na fábrica de São José dos Campos e não motivos para lay-off nem demissões”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros.

A data da próxima reunião entre GM e Sindicato ainda não está confirmada.

Foto: Cláudio Vieira