Assembleia 03/06/2014 | 16:49

Metalúrgicos da General Motors aprovam PLR 11,3% maior

Valor foi aprovado em assembleia pelos trabalhadores dos dois turnos

Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos aprovaram, em assembleia nesta terça-feira, dia 3, a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) apresentada pela montadora e negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Os trabalhadores receberão R$ 9.500 de antecipação e um total que pode chegar a R$ 19.450. Somente o pagamento da antecipação representará uma injeção de R$ 52,2 milhões na economia da cidade. A segunda parcela será paga em janeiro de 2015.

O valor aprovado é 11,3% superior à PLR de 2013. A porcentagem incide sobre os R$ 12.134 de PLR acordados no ano passado (sem considerar os abonos).

Já a meta de produção é 25% inferior à de 2013. Naquele ano, a meta de produção era de 357 mil carros; este ano, de 265 mil.

No início das negociações deste ano, a GM havia proposto uma PLR inferior à do ano passado, o que levou os trabalhadores a realizar uma greve de 24 horas, no dia 27 de maio.

A última rodada de negociação aconteceu na segunda-feira, dia 2, e durou cerca de nove horas.

“Tivemos uma negociação extremamente dura com a GM, mas conseguimos avançar graças à mobilização dos trabalhadores. A montadora está passando por uma crise nos Estados Unidos e quer usar os trabalhadores do Brasil para pagar a conta, arrancando nosso couro. Mas não aceitamos isso. Outras mobilizações também estão acontecendo em diversas fábricas da região. Em uma semana, paramos oito fábricas. Fechamos o acordo na GM, mas a Campanha de PLR continua a todo vapor na categoria metalúrgica”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

A tabela de metas de produção e valores ficou da seguinte forma:

80% (230 mil a 241 mil veículos): R$ 14.050
100% (265 mil veículos): R$ 16.750