Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Assembleia 06/05/2014 | 12:27

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Começa a campanha de PLR nas fábricas do setor eletroeletrônico

Sindicato propõe unificação da luta por PLR maior Blue Tech, Sun Tech, Sigma e 3C

O Sindicato deu inicio à campanha de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nas fábricas do setor eletroeletrônico da região. Nesta terça-feira, dia 6, foi realizada a primeira assembleia das trabalhadoras da Blue Tech, de Caçapava.

Ao longo da semana, serão realizadas outras assembleias na Sun Tech, Sigma e 3C. A ideia é fazer uma campanha unificada entre as trabalhadoras em busca de uma PLR.

As cerca de 900 trabalhadoras das quatro fábricas são responsáveis pela montagem de dezenas de modelos de celulares, smartphones e outros produtos que levam a marca da gigante sul-coerana LG.

Mercado cresce no Brasil
A venda de smartphones no Brasil cresceu 73% em 2013 em relação ao ano anterior. Até o final de 2014, a previsão é de que sejam comercializados cerca de 66 milhões de aparelhos, sendo 47 milhões de smartphones e 19 milhões de celulares.

A LG detém uma enorme parcela neste mercado, passando de quinta para terceira maior empresa de aparelhos móveis no ano passado. Só perde para Apple e Samsung, num mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos.

Montadoras de eletroeletrônicos lucram alto
Pegando carona no crescimento da LG, as montadoras de celulares Blue Tech, Sun Tech, Sigma e 3C também estão aumentando seus lucros. Por isso, não há motivos para que estas empresas não aceitem pagar uma PLR maior para as trabalhadoras.

A PLR da Blue Tech, Sun Tech e 3C também é sempre mais baixa do que a da LG, que contrata os serviços das montadoras. Na Sigma, essa situação é ainda pior, já que a empresa nunca pagou a PLR às trabalhadoras.

Em 2013, a LG pagou R$ 5.800 de PLR aos seus trabalhadores. A remuneração média na LG é de R$2.500. Já nas empresas que montam os aparelhos, as companheiras recebem metade desse valor.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®