Basta de perseguições! 09/04/2014 | 14:00

Após acidentes, GM suspende cipeiros e dirigente sindical

Exigimos que montadora anule imediatamente as suspensões

O descaso da GM na investigação de dois acidentes ocorridos na S10, na última segunda-feira, dia 7, mostra o quanto a montadora desrespeita a segurança e o direito à organização dos trabalhadores.

O primeiro acidente aconteceu na Qualidade da S10. Um degrau instalado em lugar inadequado fez com que uma trabalhadora tropeçasse, caísse e sofresse sérios ferimentos no joelho e braço.

Também na S10, na linha do Ajuste, um capô caiu na cabeça de um operário, que teve ferimentos na cabeça e recebeu cinco pontos cirúrgicos.

Logo após os acidentes, os trabalhadores pararam a linha por meia hora para exigir investigação mais aprofundada sobre a causa e circunstância dos fatos. Essa medida é fundamental para evitar que outros acidentes aconteçam.

Em vez de tomar providências para eliminar situações de risco,  a montadora suspendeu por três dias os cipeiros Fera e Serrat e o diretor do Sindicato Roberto Rosa de Oliveira, o Baiano.

Para os ativistas, não resta a menor dúvida de que os acidentes foram provocados pelo ritmo acelerado de produção e espaço reduzido para montagem.

“Como sempre acontece, a GM privilegia o lucro e a produção. Já a saúde e segurança dos trabalhadores ficam em segundo plano. Por isso, a cada dia aumenta o número de lesionados na empresa. Não podemos aceitar esse absurdo. A suspensão dos cipeiros e diretor sindical foi uma afronta da montadora à organização dos trabalhadores. Exigimos a anulação dessas suspensões”, afirma Baiano.

Foto: Tanda Melo