Organização das lutas 03/04/2014 | 16:20

Encontro de ativistas da Zona Sul acontece neste sábado

Sindicato vai fornecer transporte, creche e alimentação para os participantes

Acontece neste sábado, dia 5, o 1º Encontro de Ativistas da Zona Sul. Todos os cipeiros, membros de comissão de fábrica, do Conselho de Representantes e ativistas estão convocados. As atividades serão na sede do Sindicato, a partir das 9h.

O encontro vai preparar as lutas que estão por vir e discutir como implementar direitos já garantidos na última Campanha Salarial.

Um dos próximos desafios que a categoria terá pela frente é a Campanha de PLR. Será necessária muita mobilização para encarar a já esperada choradeira dos patrões.

Além disso, os trabalhadores da Zona Sul têm um desafio a mais: pressionar a Assecre para o início das discussões sobre a implementação de creches na região e sobre a eleição dos delegados sindicais. Essas foram duas importantes conquistas que tivemos na última campanha salarial e que dependerão de nossa força para serem implementadas.

A creche é uma reivindicação antiga das trabalhadoras da região. A lei determina que as empresas com mais de 30 mulheres com idade superior a 16 anos devem garantir creche interna, conveniada ou pagar o auxílio-creche. O problema é que a maioria das fábricas paga apenas um mísero auxílio, insuficiente para cobrir os gastos com o serviço.

A Assecre sempre tentou fugir da responsabilidade, mas no último ano teve de se comprometer a iniciar as discussões sobre a implementação desse direito.

Discussão com cipeiros
O Sindicato também quer discutir com os cipeiros o tempo para distribuição dos materiais da entidade. Está garantido no acordo com a Assecre que os cipeiros das empresas ligadas às Associação terão 30 minutos semanais para distribuição de jornais e materiais do Sindicato.

Essa tarefa é fundamental, já que o jornal é uma das principais ferramentas de informação e organização da categoria.

“Está na hora de prepararmos as lutas da Zona Sul. Por isso, contamos com a presença de todos os ativistas neste Encontro”, convida o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

O Sindicato vai oferecer transporte, creche e alimentação para os participantes.