Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Um dia de trabalho 28/03/2014 | 17:44

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo impõe cobrança do Imposto Sindical

Este ano, o Sindicato vai novamente devolver sua parte aos associados

Mais uma vez, todos os trabalhadores brasileiros serão obrigados pelo governo federal a pagar o Imposto Sindical, o desconto compulsório de um dia de trabalho também chamado de Contribuição Sindical.

Como a cobrança é feita no salário de março, os trabalhadores têm o desconto no holerite de abril.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região é totalmente contra o Imposto Sindical e, por isso, promove a devolução a todos os sindicalizados da parte corresponde ao Sindicato (60% do valor descontado).

A devolução vai acontecer assim que os valores forem repassados à entidade pelo governo. Na oportunidade, o Sindicato deverá fazer uma ampla divulgação sobre essa operação.

Quem não é sócio poderá fazer a sua sindicalização e também receber o dinheiro de volta. É uma grande oportunidade para se juntar ao time do Sindicato e fortalecer a luta da categoria!

Pelo fim do Imposto
A luta do nosso Sindicato contra o Imposto Sindical já vem de muito tempo. Em 1999, entramos com uma ação na Justiça que proibiu, em caráter liminar, o desconto do Imposto em nossa base. Infelizmente, o governo federal conseguiu derrubar a liminar. Mesmo assim, foram 13 anos sem a cobrança.

O Imposto, criado em 1943 pelo governo Getúlio Vargas, serve para atrelar sindicatos aos governos e, da mesma forma, financia organizações de fachada, que não promovem lutas e nem aparecem nas portas das empresas.

Centrais como a CTB são as maiores defensoras do imposto. A CUT diz ser contra, mas propõe a substituição por uma taxa que, segundo a própria central, “renderia até mais para os sindicatos”.

Já os sindicatos realmente comprometidos com suas categorias defendem a contribuição espontânea dos trabalhadores, decididas em assembleia. 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®