Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Dia Internacional da Mulher 07/03/2014 | 11:29

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores iniciam atividades contra o machismo

Nas fábricas, assembleias abrem discussão contra violência doméstica e desigualdade salarial

Os trabalhadores da região já deram início às atividades pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente neste sábado, 8 de Março. Aqui, todo mundo participa: homens e mulheres. Afinal, lutar contra a desigualdade salarial e pelo fim da violência doméstica é dever de todos.

Logo pela manhã, aconteceram assembleias na Volex (Jacareí), Freire e Fabril (Igaratá) e Sun Tech (São José dos Campos). Em todas elas, o Sindicato abriu discussão sobre as agressões ainda hoje sofridas pelas trabalhadoras, seja em suas casas ou nas fábricas. Foram distribuídos jornais especiais sobre o Dia da Mulher. 

O diretor do Sindicato, José Donizetti de Almeida, também chamou a atenção para a necessidade de os trabalhadores pressionarem a presidente Dilma para que adote medidas de proteção às vítimas da violência doméstica.

“Embora a Lei Maria da Penha tenha sido um avanço para as mulheres, é preciso que o governo invista em casas abrigo e delegacias especializadas 24 horas, mas também em creches públicas de qualidade, moradia para todos e saúde da mulher. Nas fábricas, nossa luta é pelo fim da desigualdade salarial e do assédio moral e sexual”, afirmou.

Na Wirex Cable, em Santa Branca, haverá palestras o dia todo, em que serão abordadas as formas com que o capitalismo aproveita das diferenças entre homens e mulheres para superexplorar a mão de obra.

Na categoria metalúrgica, os salários das mulheres são 20,6% menores do que os recebidos pelos homens, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Acabar com essa diferença é nossa luta!

Ato na Praça Afonso Pena
Além das atividades nas fábricas, entidades ligadas à CSP-Conlutas levarão para a população as discussões sobre violência contra a mulher. Serão distribuídos panfletos com informações sobre o tema, no sábado, dia 8, entre 10h e 12h, na Praça Afonso Pena.

Participarão representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, Movimento Mulheres em Luta, Sindicato dos Correios, Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas), Oposição da Apeoesp, famílias do Pinheirinho e Movimento Quilombo Raça e Classe.

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®