Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Audiência de conciliação 14/01/2014 | 19:08

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

TRT propõe indenização para demitidos da GM

Sindicato vai levar proposta do desembargador aos trabalhadores

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região apresentou uma proposta de indenização aos trabalhadores demitidos da General Motors, em audiência de conciliação realizada nesta terça-feira, dia 14, em Campinas. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai apresentar a proposta aos metalúrgicos, em data a ser definida.

O desembargador Henrique Damiano, que presidiu a audiência, propôs que a GM estenda a todos os trabalhadores demitidos no dia 31 de dezembro os benefícios concedidos no Programa de Demissão Voluntária (PDV) aplicado em setembro.

Propôs também a reintegração de todos os estáveis (lesionados e funcionários em fase de pré-aposentadoria), assistência médica por quatro meses após a data do aviso prévio e a discussão entre empresa e Sindicato sobre o nível de emprego na planta de São José dos Campos.

No caso dos trabalhadores que estão em fase de pré-aposentadoria (até 24 meses antes da concessão do benefício previdenciário), receberiam indenização referente ao período de contribuição.

O Sindicato está buscando na Justiça a suspensão das demissões e estabilidade para todos os trabalhadores. A audiência de conciliação foi em resposta à ação movida pelo Sindicato contra a GM. O próximo encontro no TRT acontecerá na quarta-feira, dia 22, às 14h30.

No final de dezembro, a montadora demitiu 687 trabalhadores, rompendo acordo assinado em janeiro de 2013 com o Sindicato, que previa abertura de negociação em 2014 sobre o nível de emprego na fábrica. Desde então, o Sindicato vem realizando uma campanha nacional para a suspensão das demissões.

Os cortes são resultado do fim da produção do modelo Classic no setor MVA (Montagem de Veículos Automotores), em São José dos Campos. A GM transferiu a linha para a fábrica de Rosário, na Argentina, apesar de todos os benefícios fiscais que vem recebendo do governo federal.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®