Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Defesa dos direitos 27/06/2011 | 13:02

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadoras ficam quatro dias acampadas em frente à Everel

Mobilização é para impedir retirada de máquinas e garantir direitos

Numa grande demonstração de força, as trabalhadoras da Everel, em São José dos Campos, permaneceram acampadas, durante todo o feriado prolongado, em frente à fábrica para evitar que a empresa retirasse máquinas do local. Nesta segunda-feira, dia 27, elas entraram para trabalhar, mas foram surpreendidas com a notícia de que estavam dispensadas, por falta de matéria-prima.

Mesmo assim, elas continuaram dentro da fábrica durante a manhã e neste momento permanecem mobilizadas em frente à empresa.

A Everel acumula perto de R$ 1 milhão em dívidas trabalhistas e já ameaçou demitir 50% de suas 110 funcionárias. Com a mobilização, as trabalhadoras querem impedir que a empresa retire os equipamentos da fábrica, vá embora da cidade e não pague o que deve a suas funcionárias. Viaturas da Polícia Militar estiveram no período da manhã na fábrica, mas não houve conflito.

“Nem o frio e o cansaço fizeram com que as trabalhadoras desistissem da mobilização. Elas só encerraram o acampamento às 5h da manhã desta segunda-feira e já voltaram ao trabalho. Não vamos dar chance para que o patrão tente qualquer calote contra os direitos das companheiras”, afirma a diretora do Sindicato Rosângela Calzavara.

Este ano, a empresa deixou de depositar FGTS e INSS, cortou convênio médico das funcionárias e se recusa a pagar PLR. Além disso, chegou a propor a redução de jornada com redução de salário como forma de redução de custos. A proposta foi rejeitada pelo Sindicato e pelas funcionárias em assembleias.

A Everel é do setor de eletroeletrônicos e tem entre seus principais clientes a Walita, Arno, Mallory, Britânia e Philips. Há cerca de um mês, a empresa fechou sua unidade em Guararema e demitiu mais de 100 trabalhadores.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®