Artigo 21/12/2013 | 11:06

2013: o ano em que sacudimos o Brasil. Em 2014, tem mais!

Por Antonio Ferreira de Barros - presidente do Sindicato dos Metalúrgicos

2013 chega ao fim deixando uma valiosa herança para os brasileiros. Foi o ano em que a juventude e a classe trabalhadora deram lições de luta e ensinaram para os governantes e para os patrões que o povo quer muito mais do que lhe está sendo oferecido.

Fomos para as ruas exigir mudanças. Isto significa que queremos escolas públicas melhores, atendimento de saúde de qualidade para todos, transporte gratuito, salários que garantam os direitos essenciais dos trabalhadores. Queremos, enfim, mudanças na política econômica do governo Dilma.

As megamanifestações, que antes apenas assistíamos pela TV nos noticiários internacionais, passaram a fazer parte da nossa vida. Nós, metalúrgicos de São José dos Campos e região, temos muito orgulho em ser parte dessa história. Há cinco décadas estamos na luta por direitos, levantando bandeiras contra a exploração nas fábricas e em defesa do emprego.

Entre todas as manifestações que aconteceram este ano, duas foram especiais para os trabalhadores: as de 11 de julho e 30 de agosto. Foram os dias nacionais de paralisações, com greves que pipocaram por todo o país e tiveram grande força em nossa região. Metalúrgicos, professores, petroleiros, bancários, trabalhadores dos Correios e tantas outras categorias se organizaram, cruzaram os braços, ocuparam rodovias e mostraram para os patrões e para a presidente Dilma que não haverá mais silêncio nas ruas.

Nas lutas deste ano, tivemos ainda um desafio a mais. O Sindicato dos Metalúrgicos manteve-se à frente de uma ampla campanha em defesa do emprego na General Motors e por novos investimentos na fábrica. Foi nossa resposta à política da montadora que, em nome dos lucros, anunciou o fechamento de todo um setor e a demissão de 1.500 trabalhadores.

Depois de muita mobilização e negociações, chegamos a um acordo para trazer uma nova fábrica à cidade, com um investimento de R$ 2,5 bilhões e a geração de 2.500 empregos diretos. É certamente um fato positivo para São José dos Campos e toda a região.

Isso, entretanto, não significa que estamos satisfeitos e que vamos parar de lutar. Ao contrário, 2014 será um ano de mobilizações e de muitas conquistas a serem alcançadas. Não poderá ser apenas um ano de Copa do Mundo. Sim, vamos torcer, comemorar, mas principalmente, vamos aproveitar os jogos para dar visibilidade mundial às nossas reivindicações.

O mundo inteiro estará de olho no Brasil. É uma grande oportunidade de pressionar os governantes para que se mexam em favor da população mais pobre e que deixem de lado essa política que privilegia apenas os ricos. Vamos fazer com que as manifestações de 2013 se repitam com ainda mais força e tenham reflexo nas eleições de 2014. Vamos construir uma alternativa dos trabalhadores. É preciso varrer do poder os partidos e políticos burgueses, que se enroscam a cada dia em novos casos de corrupção e descaso com a população.

Ao sairmos nas ruas com faixas e cartazes, mostramos para esses senhores que não queremos mais tanto abuso de poder. Chega de mensalão do PT e o propinoduto do PSDB! Chega de mortes na periferia, de criminalização dos movimentos sociais, de racismo, machismo e opressão.

O Sindicato dos Metalúrgicos encerra este ano com a certeza de que 2013 foi vitorioso, que abriu as portas para que o Brasil se renove e continue lutando por direitos. Queremos desejar a todos os trabalhadores, metalúrgicos ou não, um 2014 repleto de conquistas.