Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Falta de pagamento 22/06/2011 | 11:48

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores de fornecedora da Embraer entram em greve

Funcionários da Astra cruzaram os braços contra atrasos no pagamento de direitos

Em protesto contra uma série de irregularidades trabalhistas, os metalúrgicos da Astra – fornecedora da Embraer – entraram em greve nesta quarta-feira, dia 22. O estopim para o início da mobilização foi mais um atraso no pagamento de salário. O Sindicato vai entrar com ação de arresto de bens para garantir os direitos dos trabalhadores.

Desde 2008, a empresa vem acumulando pendências com os funcionários, como atraso no FGTS, INSS e salários. Nesse período, os trabalhadores da Astra já realizaram diversas paralisações para pressionar a empresa a regularizar a situação. O adiantamento salarial de julho, que deveria ter ocorrido no último dia 20, ainda não foi pago.

Na Justiça do Trabalho, há cerca de 40 processos trabalhistas contra a empresa, por falta de pagamento de verbas rescisórias.

A Astra traz um histórico de irregularidades. Há casos em que o FGTS não é depositado há 35 meses. O INSS não é depositado há três anos. Além disso, a empresa não cumpriu o acordo de PLR assinado no ano passado e que deveria ter sido pago em janeiro deste ano. Pressionada pelo Sindicato e pelos trabalhadores, a empresa só fez o pagamento esta semana.

“Os proprietários da Astra, Patrícia e Paulo Couto, têm outras quatro empresas em São José dos Campos, a produção na fábrica está normal e as vendas estão acontecendo. Portanto, exigimos que a empresa quite todas as pendências trabalhistas. Os trabalhadores não podem ser penalizados pela irresponsabilidade dos patrões”, afirma o diretor do Sindicato Eduardo Carneiro.

A Astra faz trabalhos de usinagem de peças para a Embraer e possui cerca de 60 trabalhadores.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®