Luta contra leilão do Pré-sal 18/10/2013 | 10:58

Trabalhadores da Revap decidem manter a greve

A greve começou na quinta-feira e a princípio teria a duração de apenas 24 horas

Os trabalhadores da Revap decidiram, em assembleia, nesta sexta-feira, dia 18, manter a greve até segunda-feira, dia 21. Policiais militares permanecem em frente à refinaria para forçar a entrada de funcionários diretos e terceirizados.

A greve começou ontem e a princípio teria a duração de apenas 24 horas. Mas hoje os trabalhadores votaram pela sua continuidade, como parte das atividades do Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra.

A CSP-Conlutas e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos estão no local, dando total apoio à mobilização e enfrentando a repressão policial. Dirigentes das entidades foram abordados pela PM, inclusive com ameaça de prisão.

A paralisação está contando com a adesão de cerca de 4 mil trabalhadores, entre petroleiros e terceirizados.

Em todo o país estão acontecendo protestos contra o primeiro leilão de áreas de exploração de petróleo do pré-sal. Na próxima segunda-feira, dia 21, o Campo de Libra, reserva de 12 bilhões de barris de petróleo, irá a leilão.

“Nós, metalúrgicos, também estamos nesta luta contra esse leilão que entrega nosso patrimônio ao capital estrangeiro. Assim como os petroleiros, exigimos que a presidente Dilma cancele este leilão e mantenha o Campo de Libra como patrimônio nacional”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos”, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.