Todo apoio 20/06/2011 | 12:28

Bombeiros retomam acampamento na Alerj

Outra iniciativa da categoria é organizar uma caravana a Brasília para pressionar parlamentares por anistia

Os bombeiros do Rio de Janeiro continuam mobilizados por suas reivindicações, que incluem anistia aos trabalhadores que foram presos, salário de R$ 2 mil e vale transporte. Os bombeiros retomaram o acampamento em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) desde a última quinta-feira, dia 16.

Eles pretendem manter o acompamento até o próximo dia 26, domingo, quando realizarão um novo ato, com o apoio dos educadores estaduais em greve, profissionais da saúde e outras categorias, às 9h, no aterro do Flamengo. Os bombeiros planejam ainda organizar uma caravana a Brasília para pressionar os parlamentares pela anistia criminal.

“O governador Sérgio Cabral chamou médico de vagabundo, professor de preguiçoso, PM de débil mental e nós bombeiros de vândalos. Não somos nada disso, somos sim, trabalhadores sendo submetidos às péssimas condições de trabalho por culpa dele”, desabafa o bombeiro militar, Fausto de Paula Reis, um dos 439 trabalhadores presos na ação truculenta do governador.

Reis, disse ainda, que Cabral está cada vez mais demonstrando o quanto de ditatorial tem a sua gestão. “Sofremos represálias todo esse tempo e lutamos contra essa ditadura. Contamos agora com a aliança dos profissionais da educação em greve, dos trabalhadores da saúde, entre outros. Além disso, a população mostra nas ruas, usando fitas vermelhas e adesivos em solidariedade, que está do nosso lado”, ressalta.

O bombeiro informa também que companheiros da Tropa de Choque do Rio, solidários ao movimento, estavam utilizando no local de trabalho camisetas vermelhas, porém muitos deles estão sendo coagidos com transferências de postos e outros ataques.

O membro da Secretaria Estadual da CSP-Conlutas, Cyro Garcia, ressaltou que a CSP-Conlutas participará, com sua militância, de todas as manifestações previstas para o próximo período.

“Continuaremos apoiando a luta desses companheiros, agora fortalecida pela categoria dos educadores em greve. Essa unidade consolidará ainda mais o movimento desses profissionais [educadores e bombeiros] em busca de melhores salários”, disse.

Reis reconhece e agradece a participação da Central em todas as ações. “A CSP-Conlutas tem dado apoio para nós desde o início, participa ativamente junto com conosco em todas as mobilizações. Além disso, distribuiu para a população carta aberta denunciando nossa situação, adesivos e panfletos, ajudando a divulgar nosso movimento. Isso é importantíssimo para nós e agradecemos essa participação ativa”, disse.

Com informações: www.cspconlutas.org.br