Outras categorias 23/09/2013 | 16:56

Greve dos bancários chega ao quinto dia com adesões

Paralisação reivindica aumento de salários e o arquivamento do PL 4330

A greve nacional dos trabalhadores bancários chega ao quinto dia nesta segunda-feira, dia 23, e já fechou mais de sete mil agências e postos de atendimento em 26 estados e no Distrito Federal. O balanço foi divulgado no sábado pela categoria.

Na região do Vale do Paraíba, 117 agências aderiram à greve, com mais de mil trabalhadores parados apenas em São José.

Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (6,1% de reposição da inflação, mais 5% de aumento real), mas a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceu apenas 6,1%, o que provocou o início da paralisação na última quinta-feira, dia 19.

Apesar da crescente mobilização, a Federação se mantém intransigente e ainda não marcou reunião de negociação.

A recusa ao projeto de lei 4330, que acaba com os limites da terceirização, também está na pauta da greve dos trabalhadores. Nos bancos, a terceirização é grande e, caso o projeto seja aprovado, colocará em risco empregos e direitos da categoria, assim como pode acontecer entre os metalúrgicos.

“Apresentamos nosso apoio à greve dos bancários. É preciso unificar as mobilizações das campanhas salariais dos metalúrgicos, bancários, trabalhadores dos Correios e outras categorias. Nossas pautas tem muito em comum, como a busca por aumento real de salário e o combate ao PL 4330”, afirma membro da CSP-Conlutas Vale do Paraíba Renato Bento Luiz.