Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Assembleia 29/08/2013 | 10:05

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Dia Nacional de Paralisações é antecipado na Embraer

Mas na sexta-feira a luta continua nas outras fábricas da região, com várias mobilizações

Os metalúrgicos da Embraer anteciparam o Dia Nacional de Paralisações e realizaram, nesta quinta-feira, dia 29, uma assembleia para exigir redução da jornada de trabalho, aumento real de salário e outros direitos. Cerca de 3 mil trabalhadores do primeiro turno atrasaram a produção em 40 minutos.

A decisão de antecipar na Embraer o Dia Nacional de Paralisações, marcado para sexta-feira, dia 30, foi tomada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos para garantir maior participação dos trabalhadores neste momento de luta.

Nas outras fábricas da região, as mobilizações de amanhã estarão mantidas. Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá devem cruzar os braços para lutar por mudanças na atual política econômica do governo Dilma.

Na assembleia de hoje, os trabalhadores aprovaram a pauta unificada de reivindicações do dia 30 e que a Embraer reduza a jornada de 43 horas para 40 horas semanais. Na próxima segunda-feira, dia 2, o Sindicato reúne-se com o Ministério do Trabalho para dar continuidade às negociações pela redução da jornada na empresa. Este é principal ponto de reivindicação da Campanha Salarial na Embraer, junto com o reajuste salarial de 13,5%.

A Embraer é a única das grandes empresas da região com jornada de 43h. O Sindicato dos Metalúrgicos já discutiu sobre a necessidade de redução da jornada inclusive com o governo federal, considerando-se que a empresa é beneficiada com incentivos fiscais e financiamentos pelo BNDES.

O aumento da produtividade na Embraer também chama a atenção. Em 2007, a empresa demorava 22 dias para produzir um avião. Hoje, a produção demora apenas sete dias, com menor número de trabalhadores.

“Neste Dia Nacional de Lutas, vamos demonstrar toda nossa insatisfação com essa política de exploração. Vamos também lutar por uma Campanha Salarial que garanta direitos e melhores salários. Tradicionalmente, a Embraer tem uma postura de intransigência na mesa de negociação, sempre resistindo às nossas reivindicações. Mas os metalúrgicos vão mostrar toda sua força para enfrentar a empresa e arrancar aumento real e redução da jornada”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.


Assista ao vídeo da assembleia:


 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®