Setor Aero 12/08/2013 | 11:58

Trabalhadores da Alestis param a produção por PLR

Pauta de reivindicações foi apresentada em julho, mas empresa não deu resposta

Os metalúrgicos da Alestis pararam a produção nesta segunda-feira, dia 12, contra a enrolação da empresa em iniciar a negociação da PLR. A Alestis pertence ao setor aeronáutico e é a única fábrica do segmento que não paga participação dos lucros aos trabalhadores.

Em julho, o Sindicato entregou a pauta de reivindicações à empresa, que ainda não deu resposta. Os trabalhadores também reivindicam o direito à representação de delegado sindical, para discutir os problemas do dia a dia da produção diretamente com a empresa.

As reivindicações dos metalúrgicos também estão voltadas ao governo federal. Diante dos baixos salários, eles reivindicam a elaboração de um Contrato Nacional de Trabalho do setor aero com piso salarial superior. Atualmente, o piso do setor é de R$ 1.006, o menor praticado entre as empresas metalúrgicas da região.

“Os trabalhadores resolveram dar um basta à enrolação da empresa. Estamos aguardando uma resposta à nossa pauta faz tempo. Agora, se a empresa quiser negociar, vai ser com a fábrica parada”, afirma do diretor do Sindicato Edmir Marcolino da Silva.

A Alestis é fornecedora da Embraer e Airbus e conta com 120 trabalhadores.